10/05/2011

Estudo Hamlet.COM

EstudoHamlet.COM

Dirigida por Cacá Carvalho, a peça foi inspirada no clássico do autor inglês William Shakespeare. Entrada franca.

31 de março a 26 de junho – quinta a sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30


O espetáculo estudohamlet.com tem no elenco os jovens atores do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP, sob direção de Cacá Carvalho. O espetáculo estreia em 31 de março e fica em cartaz até 26 de junho - de quinta-feira a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30 -, no Mezanino do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso.

A montagem, inspirada no clássico do inglês William Shakespeare, é uma releitura contemporânea que apresenta Hamlet como um portal.

Para o diretor Cacá Carvalho, trata-se de um grande desafio nesses novos tempos de bytes e banda larga. "Este Hamlet, relido pela linguagem digital, é um link que leva a discursos de diferentes épocas e visões de mundo — jovens e velhos que não se completam em tempos que chegam e passam, teatros onde se ensinam conceitos que não se renovam", explicou.

Ainda de acordo com Carvalho, Hamlet toca profundamente a vida, a morte, o amor e a arte. E, para montá-lo agora, ele enfrentou clichês que sobrevivem nos dias de hoje e provocam reencontros com ditados e máximas calcificados com o passar do tempo. "estudohamlet.com mergulha no mais profundo do silêncio e do barulho que habita o interno dos homens", completou.



Enfim, o diretor, fascinado pelos textos de Shakespeare e inspirado por sua iluminação, salta do pensamento Aristotélico para o de Shopenhauer, concebendo um Hamlet trespassado por outros personagens, imagens, textos e vozes que ecoam e espelham diferentes Hamlets.



Sobre Cacá Carvalho

Cacá Carvalho iniciou sua carreira de ator em Belém (PA), onde nasceu. Já na capital paulista, em 1977, começou os ensaios de Macunaíma, adaptação do livro de Mário de Andrade sob a direção de Antunes Filho, com o Grupo de Arte Pau-Brasil – no qual permaneceu até l980, viajando pelo Brasil, Europa e América do Norte.

Em l986, Cacá atuou em Meu Tio O Iauaretê, de Guimarães Rosa e direção de Roberto Lage, que viajou para grande parte do Brasil. Dois anos mais tarde, ele foi convidado pela Fondazione Pontedera Teatro a apresentar-se no Festival de Pontedera (Itália), começando uma parceria que se estende até hoje.

Estreou O Homem com a Flor na Boca (1995) e realizou o espetáculo A Poltrona Escura (2003), ambos de Luigi Pirandello sob a direção de Roberto Bacci. As duas peças estão em cartaz até hoje tanto no Brasil e na Itália. Dirigiu, também, o espetáculo Partido (1999), adaptação da obra O Visconde Partido ao Meio, de Ítalo Calvino, para o Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG).

Fundou em São Paulo, a Casa Laboratório para as Artes do Teatro (2004), em parceria com a Fondazione Pontedera Teatro. Com este grupo já dirigiu A Sombra de Quixote (2005), O Homem Provisório (2007) e Os Figurantes (2009), além de coordenar uma série de, pelo menos, 20 seminários com professores do Brasil e do exterior.

Na Casa Laboratório coordena a produção de diversas atividades de cultura teatral, como gravações de CDs, livros e filmes. Recebeu inúmeros prêmios de ator revelação e melhor ator pela atuação nos espetáculos Macunaíma, Teatro Maluco, Meu Tio O Iauaretê e A Poltrona Escura.

Há oito anos, recebeu o titulo de Cidadão Honorário na Itália (Pontedera). E estreou naquele país como ator, o espetáculo O Hóspede Secreto (2010), de Steffano Geraci e direção de Roberto Bacci.

Na TV, participou das novelas Torre de Babel (1998), de Sílvio de Abreu, e Belíssima, com direção de Denise Sarraceni. Atuou na minissérie A Muralha (1998), de Maria Adelaide Amaral também com direção de Denise Sarraceni, e integrou o elenco dos especiais A Farsa da Boa Preguiça e A Pedra do Reino, ambas de Ariano Suassuna.

Por fim, participou como ator e fez a preparação de elenco do filme Outras Estórias, direção de Pedro Bial para cinco contos de Guimarães Rosa.

Ficha técnica:

Direção: Cacá Carvalho
Dramaturgia: Michelli Ferreira
Produção: Núcleo Corpo Rastreado
Consultoria artística: Francesca Della Monica
Preparação vocal: Laila Garin
Iluminação: Fábio Retti
Sonoplastia: Ernani Napolitano
Cenografia: Marcelo Jackow
Cenotécnicos: Ciro Shu e Cesar Resende
Assistência de direção: Nicole Aun
Assistência de produção: Rodrigo Monteiro
Figurinista: Carol Badra
Edição de imagens: Take a Take
Designer: Roberta Almeida
Elenco: André Moreira, Bia Campos, Bruno Campelo, Bruno Gavranic, Diego Monteiro, Fernanda Gama, Francine Souza, Gessica Alves, Leonardo Devitto, Letícia Moreira, Paola Lopes e Val Ribeiro.



Informações
Local
Espaço Mezanino; São Paulo - Av. Paulista, 1313 - Metrô Trianon-Masp.
Temporada

31/03 A 26/06/2011- quinta a sábado às 20h30h e domingo às 19h30

Sessões Extras: dias 23 e 30/04 (sábados), às 18h30. Nos meses de maio (7, 14, 21 e 28/05 – sábados) e junho (4, 11, 18 e 25/05 - sábados) haverá sessões também às 18h30.

Duração
50 minutos
Recomendação Etária:

espetáculo não recomendado para menores de 14 anos. Será permitida a entrada do menor somente acompanhado dos pais ou responsável legal após preenchimento de um termo de autorização.

Gênero Ficção
Capacidade 48 lugares
Entrada

Quintas a domingo – Entrada Franca A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia da apresentação

Horário de funcionamento da bilheteria

Quarta, das 12h às 20h; Quinta a Sábado, das 12h às 20h30 e Domingo, das 11h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário